UOL

sábado, 9 de abril de 2011

Quer um namorado pra sua cadela?


                              Segundo a tradição o proprietário do macho tem direito:
     1. Um único filhote, de livre e primeira escolha (sem que o dono da fêmea ponha obstáculo a essa primeira escolha), ou então, se preferir assim, recebe um pagamento pela monta, equivalente ao preço de um filhote (seguindo como parâmetro o preço praticado pelo criador, dono do macho);

     2. Em outros casos se um acordo entre as partes decidir assim, ajustam outra forma de compensação pelo serviço que será prestado pelo macho, neste caso pode ficar estipulado que, se a fêmea tiver uma quantidade de filhotes que seja superior a cinco filhotes (seis filhotes ou mais), o dono do macho terá direito a mais de um exemplar e ficará com dois filhotes; nesta situação o primeiro filhote é escolhido pelo dono do macho, mas o segundo filhote será escolhido pelo dono da fêmea.                   Quem paga os custos? O Pai da "Noiva" é, como sempre, o que arca com todos os gastos.                                                         

Se você é o proprietário de uma fêmea, deve ter em conta que os recém nascidos estarão ao seu cargo durante dois meses.
Haverá que alimentá-los, vaciná-los e inclusive, inscrevê-los no livro de origem. Todo um conjunto de obrigações, cujo custo pode alcançar elevado por cada cabeça.
Na falta de regras, o costume dita que seja o dono da fêmea quem arque com os custos anteriormente citados. Não obstante, as normas podem modificar-se de comum acordo com os contraentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário