UOL

terça-feira, 17 de maio de 2011

O fila brasileiro

Conheça um pouco do Fila Brasileiro
  
Trata-se da primeira raça brasileira a ser reconhecida internacionalmente pela FCI, (Federação Cinológica Internacional),  esta raça é um personagem na história do Brasil desde os tempos do descobrimento, quando ajudou os colonizadores na conquista do nosso território. Hoje esta raça retorna ao seu posto de orgulho da criação nacional ao ganhar campeonatos mundiais representando o Brasil.

O Fila Brasileiro teve seu apogeu nas décadas de 1970 e 1980, quando era a raça nacional com maior número de registros. Nesta mesma época começaram a ocorrer as primeiras mudanças em seu padrão oficial (1984). A mais marcante foi a decisão dos criadores da época de abrandar o temperamento agressivo que, de certa forma, era exaltado no padrão anterior. Seu porte e o andar quase felino são suas características físicas mais marcantes.

O Fila Brasileiro também é conhecido pela fidelidade e devoção extremas ao dono, características comportamentais mais desejadas como um cão de guarda. Esta raça precisa de exercícios diários e bastante espaço em casa. Com uma pelagem curta, dispensa maiores cuidados.

Temperamento do Fila Brasileiro


Segundo alguns criadores , a raça é detentora de um temperamento peculiar, que o diferencia das demais raças de guarda. Varia entre o calmo e o bravo, muitos dizem que esta raça tem "ojeriza" a estranhos. Sempre disposto a agredir, um fila  jamais aceita estranhos em seus domínios ou mesmo fora deles, mesmo que estes se esforcem muito para agradá-lo. Em contrapartida o animal é muito devotado ao dono e a família em geral (inclusive às crianças), gerando uma apego incondicional a todos da casa. Esta característica gerou ditos populares relacionados ao temperamento do animal: "fiel como um cão  fila" ou "a sombra do dono".

Nenhum comentário:

Postar um comentário