UOL

sábado, 9 de abril de 2011

Os cães na segurança publica

“A importância do Canil simboliza a importância da Polícia Militar para a sociedade. O cão auxilia no combate à criminalidade, com a força física e o faro apurado. É a ferramenta que a PM dispõe ao seu policial para proteger a sociedade”, afirma o capitão Paulo Macedo, comandante do Canil Central da PM.
O Canil Central está sediado na Serra da Cantareira, no bairro do Tremembé, na zona norte da Capital. O espaço é ideal para os cães: são 42.683 m², com ampla área verde, que permite aos cães se sentirem livres no ambiente, similar a um sítio em plena metrópole paulistana. Hoje vivem no local 88 cães – Astor, Laika, Thor, Shelton, Marroni e Billy são alguns deles. Entre labradores, rotweilers, bracos alemães, pastores alemães, dobermanns e pastores belgas, uns são mais amigáveis e outros mais sérios.
Na sede do comando trabalham 134 policiais adestradores, responsáveis por treinar diariamente a matilha para as funções de faro e policiamento, tarefas atribuídas ao cão a partir do perfil e, principalmente, da raça. 
O Canil Central atende somente a cidade de São Paulo. Além do Canil Central, existem no Estado 22 canis setoriais – subordinados ao Canil Central. Os canis setoriais estão localizados em cidades da região metropolitana da Capital e no interior. Além disso, um dos canis setoriais pertence ao Corpo de Bombeiros, especificamente para a função de salvamento, sediado em dois endereços na Capital.
O policial, sem esforço, torna-se o companheiro do cão no trabalho e seu melhor amigo. É com esse policial que o cão treinará, e, para isso, o policial deverá ter realizado cursos de adestramento na própria Corporação.
Todo cuidado é fundamental, pois o cão é considerado uma ferramenta medida pela intensidade e impacto psicológico. “Em um policiamento na rua, a polícia tem uma escala de força. A mordida é a penúltima ação que deve ser feita, a última é a arma”, explica o comandante do Canil Central.
A matilha é tratada nos mínimos detalhes. Há atenções redobradas com a saúde. Na alimentação, por dia, são 90 quilos de ração balanceada para os cães manterem a forma. Também há consultas veterinárias preventivas e um pronto-socorro canino para qualquer ferimento que ocorrer durante o expediente. Por último, o descanso.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário