UOL

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Ensinando seu cão!

Imagem



Muitas pessoas ao adquirirem um cão, seja de qualquer raça tem vontade de ensinar alguma coisa a ele, sabe aqueles truques para fazer seu cão sentar, ficar,  
etc.  Algumas pequenas exibições que fazem as pessoas  admirarem ainda mais o seu novo amigo de quatro patas. Pois então segue algumas dicas para ensinar alguns comandos basicos ao cãozinho.
 
                                                               
                                                                   Lado

 "Lado" é o primeiro comando que deverá ensinar ao seu cão. Este comando é usado para manter o cão sempre do lado esquerdo do dono.
Para iniciar o treino mantenha o cão do seu lado esquerdo e comece a caminhar. Dê imediatamente o comando "Lado" precedido do nome do cão (p.ex. "Boby Lado") e mantenha o cão sempre próximo da sua perna.
Para facilitar o treino segure a
guia
com a mão direita na ponta e com a mão esquerda junto da coleira.
Sempre que o cão sair da sua perna puxe firmemente a
guia
e repita o comando. As sessões de treino não devem demorar mais de quinze minutos. Nunca se esqueça de felicitar o seu cão sempre que ele fizer aquilo que pretende. Apenas avance para o próximo comando quando o cão tiver aprendido bem este.
 
Senta


No final da aprendizagem deste comando o cão deverá ficar espontaneamente sentado do lado esquerdo do dono olhando para a frente. Para começar a ensinar este comando caminhe com o cão ao seu lado. Depois pare, dê o comando "Senta" e coloque a sua mão esquerda na traseira do cão levando a sentar-se. Use a mão direita para manter a cabeça do cão levantada. Espere um momento, felicite-o e dê o comando "Lado". Repita desde o início até o cão ter aprendido correctamente e deixar de ser preciso pressionar com a mão esquerda. No limite, quando você parar, o cão sentar-se-á sem ser preciso dar qualquer comando "Senta".
 
Fica

Como este comando pretende-se que o cão permaneça sentado até comando em contrário. Comece na a posição de sentado. Dê o comando "Fica", posicione a mão esquerda à frente do focinho e dê um passo em frente. Repita firmemente o comando "Fica" precedido do nome no animal (p.ex. "Boby Fica"). Permaneça assim durante 10 segundos no máximo. Gradualmente, à medida que o cão se vai familiarizando com o comando, aumente o tempo de permanência do cão. Felicite sempre o seu cão pelos progressos na aprendizagem.
 
Aqui
Este é um comando muito importante pois vai permitir soltá-lo sem perder o controle. Comece com o cão do seu lado esquerdo. Dê o comando (p.ex. Boby Aqui) e puxe a guia obrigando o cão a posicionar-se de frente para si. Com a repetição deste comando poderá em breve fazê-lo sem guia chamando o cão até si. Felicite sempre o seu cão pelos progressos na aprendizagem.



.

Um comentário: