UOL

terça-feira, 28 de junho de 2011

Entre as muitas atividades que os cães desempenham na vida das pessoas, uma delas é especialmente reconhecida: a de cão guia para deficientes visuais.


Da capacidade destes animais não podemos duvidar, mas tenho que admitir que este "trabalho" é certamente dos mais complexos. As principais qualidades que devem ser procuradas nos cães são temperamento dócil e equilibrado, facilidade de adaptação a novas situações, tamanho, tipo de pelagem, inteligência e facilidade em aprender, uma vez que o cão terá que passar por um longo período de treinamento que o capacitará a desempenhar uma série de funções fundamentais para o bem estar do seu dono, e as principais raças á serem treinadas são o pastor alemão e o labrador. Claro que isso não quer dizer que outras raças não possam receber o treinamento. 
  
   Que nossos amigos já fazem esta função pelo mundo a fora nós já sabemos, mas agora temos uma boa noticia que merece ser divulgada. O povo paulista, em especial os que apresentam deficiência visual, terão a possibilidade de receber do estado um cão guia fornecido gratuitamente através da secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
 

Conforme o programa que foi lançado pelo estado o processo seguirá da seguinte forma;  a  partir dos dois meses de vida, os filhotes serão entregues a uma família adotiva, que cuidará do cão durante um ano. As vacinas e alimentação serão fornecidas pelo estado. A família ficará responsável pelo processo de socialização do cão. 

Após um ano com a família, o cão é encaminhado a um  Centro de Referência, onde passará por um adestramento intensivo, específico para guia de cegos. Nessa etapa, o animal será avaliado permanentemente por treinadores e por veterinários.
                                                 


O treinamento terá duração de quatro a seis meses, dependendo da evolução do animal. Após o treinamento, aí sim, os cães habilitados serão encaminhados às pessoas com deficiência visual, que também serão previamente selecionadas e treinadas no Centro de Referência. Todo o processo será gratuito, para a família e a pessoa cega. Legal né.

Nenhum comentário:

Postar um comentário